Hoje no Brasil temos uma população de jovens que, na maioria das vezes, encontra-se despreparada para o mercado de trabalho. Tal afirmação pode ser feita ao analisarmos a qualidade do ensino do país: as escolas não são preparadas para lidar com o tema trabalho. Os alunos saem do Ensino Médio sem ter contato com experiências que poderiam permitir-lhes desenvolver ou praticar habilidades colaborativas.
Os estudantes não nascem com as competências sociais necessárias para o trabalho em equipe, nem elas surgem espontaneamente. Elas têm de ser ensinadas e trabalhadas de forma correta e sistemática de modo a permitir aos educando a sua aquisição e consequente utilização em sua vida profissional.
As metodologias tradicionais, predominantes em nossas escolas, têm um foco conteúdista e na transmissão de conhecimento, resultando num estudante receptor. Neste contexto, a exposição verbal do conteúdo é o principal meio de aprendizagem, em que alunos se portam com cadernos e lápis na mão, aguardando as palavras eruditas do professor. Esse tipo de metodologia tem se mostrado pouco eficaz no que diz respeito tanto a aquisição de conhecimento como para a aquisição de competências interpessoais, necessárias para as relações em sociedade, para as relações trabalhistas e também escolares.
Os estudantes, tal como necessitam de aprender os conteúdos acadêmicos, também necessitam de aprender as competências sociais necessárias para funcionar como parte de uma equipe colaborativa.
Com o objetivo de preencher essa lacuna na formação dos nossos jovens, o Instituto Hélio Teixeira criou o PROGRAMA APRENDIZAGEM COLABORATIVA PARA JOVENS EMPREENDEDORES.
Objetivo do Programa
Habilitar os jovens com competências que lhes possibilitem trabalhar em equipe, intervir de forma autônoma e crítica em sistemas complexos e resolver problemas de forma colaborativa.
A quem se destina
Jovens de 14 a 24 anos de idade.
Carga horária e duração
A carga horária total do programa é de 480 horas, com duração de, aproximadamente, um ano e três meses para sua conclusão.