Discussões sobre as ciências de dados e as diversas áreas que ela abrange estiveram presentes no Data Science for Business Weekend, nos dias 30 de junho e 1º de julho, no salão de eventos do Hotel Jatiúca Resort, em Maceió. Os maiores nomes das ciências dos dados do país participaram do evento e falaram sobre suas áreas de atuação e a inovação por trás dessa realidade.

A programação que contou com palestras, workshops, painéis e discussões sobre as diversas áreas atingidas pela ciência de dados atraiu 250 pessoas de 12 estados de todas as regiões do Brasil, que participaram do evento tirando suas dúvidas e trocando experiências.

Thiago Ávila, superintendente de Produção da Informação e do conhecimento da Seplag, destaca o legado deixado pelo evento, que pretende dar início a um ecossistema na área em Alagoas.

“Como consequência direta, foi criada a comunidade DataScienceAL que vai reunir todos os participantes do evento. Esta comunidade vai permitir que sejam compartilhados conhecimentos e experiências para a ampliação do ecossistema de Dados que já existe em Alagoas”, pontuou o superintendente.

Para Judson Bandeira, co-fundador da Linked Knowledge, o Data Science permitiu que a ciência de dados fosse mais discutida no estado, ando oportunidades a negócios nesse setor. “Esse evento foi importante para a LinKn, pois a empresa tem como seu principal objetivo promover e expandir a cultura de dados abertos no Brasil e encontrou uma grande oportunidade de colocar isso em prática e estimular as pessoas a criarem um novo negócio baseado em dados como estabelecer futuras parcerias”, comentou.

O cientista de dados da globo.com, Renan Oliveira, foi um dos palestrantes do evento e contou sobre a sua experiência, os desafios enfrentados e o processo de tornar a ciência dos dados importante e significativa dentro da empresa.  “Na Globo.com, o Big Data, que é o nome da nossa área, existe desde 2012, a gente começou com um time, hoje em dia temos sete times, mais ou menos 40 ou 45 pessoas trabalhando na área dentro da empresa”, contou.

De acordo com o coordenador do evento, o cientista de dados Hélio Teixeira, o objetivo é dar continuidade ao processo iniciado, e que o evento seja o ponto de partida de novas discussões, encontros e negócios com o mesmo tema.

“O Data Science criou um novo marco no mercado de tecnologia em nosso estado e país. A partir deste evento iniciamos o processo de consolidação de um novo ecossistema produtivo em Alagoas. Estamos criando uma nova indústria com infinitas possibilidades. É muito bom ver Alagoas sair na frente em uma área com uma importância estratégica tão grande para o desenvolvimento econômico e social do país”, enfatizou Hélio Teixeira.

O Data Science for Business Maceió é uma realização do Instituto Hélio Teixeira e ColaboraLab, e contou com o patrocínio do Sebrae-AL, Senac e Netch. Além do apoio da Secti, Open Knowledge Foundation, Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas (Seplag) e da Agência Tatu de Jornalismo de Dados.

Escrito por Graziela França